Encerrado o "Melhor São João de Nossas Vidas" em Bananeiras, como nativa daquela cidade, me sinto no dever de tecer alguns comentários.
A cidade ficou linda!!! O bom gosto do artista que conduziu a decoração é louvável. A praça então… ficou bela. Parabéns!!!
Em anos anteriores um dos maiores problemas foi a questão da mobilidade urbana. Em dias de grandes atrações o trânsito não fluía, chegando um dia a travar.
Em 2022 esse problema foi sanado com uma excelente organização do sistema de mobilidade. A maior reclamação que ouvi nesse quesito foi com os valores cobrados de estacionamento e de transporte local.
As atrações, embora muito aplaudida pelos jovens, fugiu demais da tradição junina. É dever nosso e do poder público, preservar nossa história, nossa tradição e nossa lei… Lei Municipal sim!!! Nem sertanejo, nem eletrônica, nem religiosa, nem gospel, nem o axé condizem com o nosso Melhor São João Pé de Serra do Mundo. Foi assim que o nossa maior festa ficou conhecida.
É notório que o clima de Bananeiras nessa época do ano é chuvoso e muito úmido e mesmo assim os organizadores da festa não se preocuparam em oferecer um espaço abrigado da chuva. A estrutura do Estádio “O Bezerrão” não recebeu com dignidade os que ali buscaram a diversão. Fora os “Camarotes Arretados” que tinha uma estrutura seca e cara, o resto ficava na chuva e na lama… muita lama subindo no assoalho. Tive a visão imaginaria de uma pocilga ao vê tanta gente com suas roupas arrumadas, toda enlameada.
O São João de Bananeiras não foi uma festa para todos porque era tudo muito caro… bebida, comida… Não se tinha opção… nem pra levar o seu kit, como em festas anteriores. Observei muita gente saindo da festa pra abastecer o seu copo. O terraço da casa de minha mãe foi abrigo para cooler de amigos e parentes.
Espero mesmo que o Melhor São João de Nossas Vidas ainda venha a acontecer na nossa Bananeiras. Que sejam corrigidos os erros cometidos em 2022 para que seja uma festa bonita e organizada. Que tenha boas atrações com os bons artistas nordestinos. Que seja num espaço digno para todos e acessível para nativos e turistas, pobres e ricos. Que seja realmente um São João inesquecível!!!
Concordo plenamente minha irmã! Nosso São João é pe de serra! Um trio de forró e uma melhor estrutura para abrigar todos como era antes!
ResponderExcluirTambém concordo. O são João deve ser uma festa para todos. E uma festa do forró.
ResponderExcluirParabéns pela análise criteriosa do São João! Quem “AMA CUIDA” ! Prova do seu amor e zelo por sua TERRA e SUA GENTE .
ResponderExcluirConcordo em gênero, número e grau.
ResponderExcluirPerfeita análise.
Belo texto e cheio de verdades 🙏🏻
ResponderExcluirConcordo, 8 anos que participo do São João de Bananeiras . Esse de 2022 não gostei !!! Texto perfeito concordo demais .
ResponderExcluirEsse ano o problema de mobilidade foi "resolvido" pq não veio o público que sempre bananeiras atraía, sem contar que simplesmente impediram as pessoas e seus carros de circularem no centro da cidade o que ocasionou um prejuízo gigante ao comércio local. E quem não queria ir pra festa!? Foi podado de ter acesso ao centro da cidade, a não ser que pagasse estacionamento e van para isso. O trânsito travado em um único dia em 2019, a meu ver, foi algo totalmente atípico, isso não aconteceu em nenhum outro dia dos 8 anos, ou seja, não era algo recorrente.
ResponderExcluirPerfeito, Guiany. Análise baseada em fatos e problemas reais, que deverão ser corrigidos no próximo São João. Que seja raiz, essencialmente paraibano e nordestino. É o que esperam bananeirenses e bananeirados de bom senso, amor à terra, à sua cultura e tradição.
ResponderExcluirA festa é do povo mas tem sido privatizada nos municípios e nos estados
ResponderExcluirConcordo com tudo! 👏👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluirFesta p ricos, turistas e pessoas próximas à políticos da cidade. Nenhum artista fez propaganda de graça.
ResponderExcluirFesta muito organizada parabéns prefeito um sucesso.
ResponderExcluirVerdade, moro em Natal, eu era apaixonada pelo São João de Bananeiras, por conta de sua tradição, o primeiro ano q fui em 2018 foi marcante pra mim, assim q cheguei o trio de nordestinas cantando, fazendo jus a tradição junina, fiquei encantada, quis repetir em 2019 mas já n foi bom por conta do trânsito, e esse ano Tb ficou muito a desejar, o estádio eh um lugar bom e amplo, mas pra ficar na chuva e na lama não dá, Tb me senti em uma pocilga..espero q Bananeiras volte a ter seu são joao tradicional q me encantou a primeira vez
ResponderExcluirO trânsito não foi resolvido, o que aconteceu foi pouca gente mesmo, quase não vi movimentação no centro da cidade, esse ano nem parecia que tinha São João, passava pelos estacionamentos e pouquíssimos carros, não tinha era gente como antes, Bananeiras deixou de ter seu São João raiz que Dona Marta começou, e passou a ter um São João elitizado e com bandas caras quem não fazem jus as nossas tradições. Voltem com o nosso São João pé de serra, esse sim é o melhor!
ResponderExcluirpoemas & ideias 👏
ResponderExcluirNão pude ir esse ano a nossa terra. Mas fiquei atento aos noticiários e às redes sociais. Tomei conhecimento da carestia que rolou. Mesmo com todos os perrengues louvo a iniciativa de se fazer um evento com feições profissionais. Certamente o.proximp São João algumas falhas serão corrigidas.
ResponderExcluirMobilidade urbana? O trânsito fluiu porque Bananeiras não tinha esse movimento todo, esperaram algo astronômico, mas tinha festividades em vários locais na Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande Do Norte, ninguém lecou mérito por questões de mobilidade, teve um tal de Salomão mentiroso, que pensa qie fechando algins pontos resolvia, ele agradeça porque teve festa em todo canto dos Estados citados
ResponderExcluirLevou mérito *
ResponderExcluir