Admiro quem tem vocação para ensinar… repassar conhecimentos… se dedicar ao ofício de instruir pessoas… de ministrar aulas… mas admiro ainda mais aquelas que tem a vocação para educar.
E educar vai além da tarefa de ensinar…
Educar é ofício da alma que só o faz quem nasce para ser…. quem consegue penetrar e cativar através do seu dom, o coração dos aprendizes.
Abrir os olhos do entendimento de uma criança… encaminhar um jovem para o caminho da luz do conhecimento… levar esperança através das letras distribuídas harmonicamente nos livros dos diversos saberes… é a tarefa mais bonita que uma pessoa pode exercer.
E não os temos em excesso como é dito por aí… na verdade nem temos a quantidade suficiente de educadores para distribuir sabedoria a tantos brasileiros que ainda estão a margem, sem sequer ter a oportunidade do conhecimento das letras… da aprendizagem dos livros… da experiência científica… da sapiência especializada de uma profissão.
Necessário se faz respeitar e valorizar os educadores nossos do dia a dia, que incansavelmente se dedicam a sublime tarefa de educar.
(A fotografia é de uma maiores educadoras dos últimos tempos da cidade de Bananeiras/Paraíba, Terezinha Campos Coutinho, minha mãe.)