quinta-feira, 23 de setembro de 2021

RAZÕES DO CORAÇÃO

Dizem que coração é terra que ninguém anda… e é verdade.

O coração desde sempre tem dado abrigo as nossas emoções, sentimentos e lembranças.

Pensadores antigos já diziam que o coração é a sede das emoções porque é quente e se move, enquanto o cérebro é a sede da razão porque é frio e imóvel. Com isso somos tentados a nos colocar entre a emoção e a razão, muitas vezes esquecendo que as nossas emoções são indispensáveis para a nossa vida racional. São as emoções que nos fazem únicos e é o nosso comportamento emocional que nos diferencia uns dos outros. Do contrário, seríamos frios e calculistas.

O medo de ser quem somos em alguns momentos nos leva a esconder sentimentos e emoções por trás de atitudes as vezes rudes, deselegantes, indelicadas… o que causa sofrimentos a nós mesmos e ao outro.

Se vive o conflito entre o que você quer e o que você deveria ser e fazer. Aí somos levados a pensar que agir com a razão é o politicamente correto, enquanto que agir com o coração… demonstra fragilidades.

Sei que o nosso coração é um relicário… um baú de tesouros onde trancamos o que existe de mais íntimo em nós… Mas como aquele principezinho que dizia que só se vê bem com o coração… e que o essencial é invisível aos olhos, sigo tentando tocar com o meu coração o coração do outro, na esperança de enxergar nele a sua essência.

Corações precisam tocar corações… com empatia e cuidado… amorosidade e delicadeza… dedicação e respeito…. Quem sabe assim permitamos que as faíscas do Divino tragam mais luz pra humanidade.