Admiro quem tem vocação para ensinar… repassar conhecimentos… se dedicar ao ofício de instruir pessoas… de ministrar aulas… mas admiro ainda mais aquelas que tem a vocação para educar.
E educar vai além da tarefa de ensinar…
Educar é ofício da alma que só o faz quem nasce para ser…. quem consegue penetrar e cativar através do seu dom, o coração dos aprendizes.
Abrir os olhos do entendimento de uma criança… encaminhar um jovem para o caminho da luz do conhecimento… levar esperança através das letras distribuídas harmonicamente nos livros dos diversos saberes… é a tarefa mais bonita que uma pessoa pode exercer.
E não os temos em excesso como é dito por aí… na verdade nem temos a quantidade suficiente de educadores para distribuir sabedoria a tantos brasileiros que ainda estão a margem, sem sequer ter a oportunidade do conhecimento das letras… da aprendizagem dos livros… da experiência científica… da sapiência especializada de uma profissão.
Necessário se faz respeitar e valorizar os educadores nossos do dia a dia, que incansavelmente se dedicam a sublime tarefa de educar.
(A fotografia é de uma maiores educadoras dos últimos tempos da cidade de Bananeiras/Paraíba, Terezinha Campos Coutinho, minha mãe.)
Exatamente! Parabéns pra senhora que tanto se dedicou, tanto contribuiu para educação da nossa comunidade!
ResponderExcluirA vida é cheia de escolhas, alguns pessoas preferem formar pessoas aptas para escolher. Parabéns pelo dia do professor!
ResponderExcluirA profissão mais nobre de todas!
ResponderExcluirDesde que fui Interna no "COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESÚS" que me apaixonei pelo jeito de ensinar e educar das "Irmãs Doroteias" onde fui criada por sete anos neste estilo. Casei e não saiu de mim a vontade de entrar na Educação. Fiz o Curso Pedagógico e passei no vestibular para o curso de Sociologia, mas logo mudei para Estudos Sociais pois a estas alturas já havia passado para no concurso para professora do estado. Na época também passei num concurso federal na área da saúde, mas segui o meu coração e optei pela magistério.
ResponderExcluirIniciei como professora no XAVIER JÚNIOR e depois fui transferida para a EEEFM " JOSE ROCHA SOBRINHO" onde fui professora e depois fui diretora. Foi lá que me realizei como Educadora como sempre foi o meu Ideal.
Na minha primeira reunião com os professores pedi a Deus Sabedoria para gerir uma grande Escola que no início da nossa gestão encontramos 800 alunos e no final entregamos com 2.200 alunos, sendo elogiada pela Segunda Região de Ensino como Escola Modelo.
Minha maior alegria e prazer é encontrar meus ex alunos formados nas mais diversas profissões me agradecendo pela formação que receberam de mim e da equipe que comigo trabalhava.
Terezinha Campos Coutinho
Justa homenagem aos educadores a partir de uma referência incrível q tive a honra d conhecer: d Terezinha. Mãe, mulher, educadora e escritora: uma mulher em sua multiforme arte de viver
ResponderExcluir