domingo, 24 de outubro de 2021

O AMOR É O BEM MAIOR


É missão de todos nós ser do bem… e fazer da bondade um propósito pra vida toda. Porém é missão divina mostrar para os outros que vale a pena ser do bem.

No mundo virtual onde tudo está conectado e se vive numa aldeia global, a maldade parece está enraizada e camuflada em suas entranhas. 

Como tudo está interligado, a dor da mãe terra ferida por ação humana dói em nós… A violência gerada no coração da humanidade, atinge a cada um… A corrida desenfreada pelo capital, leva muita gente às periferias… à pobreza… e o sofrimento é inevitável.

Necessário se faz que a bondade, também presente e plantada pelo Bem Maior no âmago… no centro… na alma do mundo tenha destaque especial e sobreponha a maldade.  E é urgente que a bondade seja revelada… e se faça ver como faíscas luminosas no meio das trevas. 

O bem existe e está presente entre nós!… mas é imprescindível que a eloquência de tantos discursos bonitos e bem intencionados esteja atrelada a atitudes de mudanças da realidade. 

O mundo precisa de gente do bem pra fazer o bem com ações… com atitudes… construídas, tendo como alicerce a fraternidade, a empatia e o comprometimento.

É devaneio?… é sonho?… Pode ser… mas o que seria de nós sem a beleza e o encantamento da utopia?

Sonhemos!

terça-feira, 19 de outubro de 2021

EM DEFESA DA VIDA


A Via Campesina é um movimento social internacional, que agrega organizações camponesas de pequenos e médios agricultores, trabalhadores agrícolas, mulheres rurais e comunidades indígenas e negras de vários continentes. O maior objetivo do movimento é a defesa da soberania alimentar, dando prioridade a produção de alimentos sadios, de boa qualidade e apropriado para ir pra mesa de todos de acordo com cada cultura. 
No Brasil a Via Campesina é integrada por diversos movimentos entre eles CIMI (Conselho Indiginista Missionário), CPT (Comissão Pastoral da Terra), FEAB (Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil), MAB (Movimento dos Atingidos por Barragem), MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), MMC (Movimento de Mulheres Camponesas), IEEP (Instituto Equipe de Educadores Populares), MST e Escola Latino-Americana de Agroecologia. Podemos assim concluir que todos estes organismos e movimentos estão na luta pelos direitos humanos: direito a vida, a terra, a alimentação sadia, a moradia, a cultura, ao trabalho…

No dia 14 de outubro de 2021, o deputado ruralista de estado de São Paulo, Frederico d’Avila, representando todos aqueles da extrema direita que apoiam a pena de morte, o uso de armas sem restrições, o liberalismo econômico, a retirada total de direitos trabalhistas, privilegiando os patrões como ele, subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para fazer ameaças de morte à componentes da Via Campesina. Em um discurso de ódio, convocou a turma toda dos latifundiários, dos exploradores, dos escravocratas da era moderna e seus seguidores a se armar pra usar a bala e o cacete contra os camponeses por ele taxados de bandidos.

Associando o seu ódio á homilia de Dom Orlando Brandes, que em Aparecida na festa da Padroeira, onde exercendo a missão evangélica da defesa da vida, entre outras verdades, disse que pátria amada na pode ser uma pátria armada.

A partir de Dom Orlando, o parlamentar destilou seu ódio contra a CNBB (Conferencia dos Bispos do Brasil) e contra o Papa Francisco. Todos foram xingados em plena tribuna de uma importante casa legislativa de vagabundos, safado, imundos, pedófilos, canalhas… 

Na verdade todos os que lutam pela vida fomos atingidos por palavras exdrúxulas e levianas que só promovem uma cultura de morte.

E o mais grave e preocupante é que membros da Igreja Católica… e até ministros ordenados, comungam com pensamentos e atitudes dessa cultura.

Como pode ser seguidor de Jesus quando se defende a morte?

Indignados, todos precisamos combater tais comportamentos que se tornaram quase que comuns entre os defensores de governos autoritários e ditadores. 

A defesa da vida é necessária… e a defesa de quem defende a vida é imprescindível… 

A profecia dita pela boca de profetas de nosso tempo incomoda a muitos, mas são elas que nos motivam a seguir na certeza de que não estamos sozinhos.

Sigamos o exemplo de Jesus como faz o Papa Francisco, Dom Orlando e tantos bispos da nossa CNBB, que não aceitando privilégios e se colocando ao lado dos pobres e sofredores foi perseguido, torturado e até morto em uma cruz. 

Mas a morte não foi o fim… 

Que a grande Luz nos ilumine!!!

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

A SUBLIME TAREFA DE EDUCAR

Admiro quem tem vocação para ensinar… repassar conhecimentos… se dedicar ao ofício de instruir pessoas… de ministrar aulas… mas admiro ainda mais aquelas que tem a vocação para educar.

E educar vai além da tarefa de ensinar… 

Educar é ofício da alma que só o faz quem nasce para ser…. quem consegue penetrar e cativar através do seu dom, o coração dos aprendizes. 

Abrir os olhos do entendimento de uma criança… encaminhar um jovem para o caminho da luz do conhecimento… levar esperança através das letras distribuídas harmonicamente nos livros dos diversos saberes… é a tarefa mais bonita que uma pessoa pode exercer. 

E não os temos em excesso como é dito por aí… na verdade nem temos a quantidade suficiente de educadores para distribuir sabedoria a tantos brasileiros que ainda estão a margem, sem sequer ter a oportunidade do conhecimento das letras… da aprendizagem dos livros… da experiência científica… da sapiência especializada de uma profissão. 

Necessário se faz respeitar e valorizar os educadores nossos do dia a dia, que incansavelmente se dedicam a sublime tarefa de educar.


(A fotografia é de uma maiores educadoras dos últimos tempos da cidade de Bananeiras/Paraíba, Terezinha Campos Coutinho, minha mãe.)

terça-feira, 12 de outubro de 2021

SENHORA APARECIDA

Para socorrer pobres pescadores incumbidos de colocar na mesa dos nobres as melhores pescas em tempos de escassez, surge do fundo do rio uma santinha. Cabeça de uma vez e corpo de outra, chegam nas redes de pesca junto com os melhores pescados. É um milagre!

Feita por mãos humanas e descartada também por elas, foi encontrada para ser sinal de bençãos dos céus para os pobres. Era uma imagem de Nossa Senhora da Conceição feita de terracota, já escurecida pelo tempo que ficou adormecida na lama do rio.

Inicialmente foi cultuada em uma simples casinhas onde recebia a fuligem das lamparinas, que acentuou ainda mais a sua negritude. E já por ali foi dando os primeiros sinais do seu amor através dos tantos milagres.

Imagino eu que a Virgem Maria, até então apresentada branquinha e de olhos azuis europeu, quis se fazer preta para se fazer uma com a grande maioria do povo brasileiro e se tornar mais próxima dos seus sofrimentos.


Hoje a Mãe pretinha ostenta roupas e coroa de rainha. Ganhou uma bela e majestosa casa que acolhe uma multidão de filhos. Foi reconhecida pelos seu povo como a Soberana Mãe de Deus e de todos nós. É a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil. 

Mas é certo que ela continua sendo a mesma Mãe que socorre a todos e se faz presente em cada coração que busca e sonha por dias melhores.


segunda-feira, 11 de outubro de 2021

DIOCESE DE GUARABIRA


Pequenina no tamanho e grandiosa na história e na religiosidade de seu povo. Assim é a Diocese de Guarabira.

Já vários séculos que o povo de Deus reunido em seus templos históricos como também nas capelinhas inseridas nas mais longínquas comunidades, rezam e em comunhão vivem o evangelho.

Mas só em 11 de outubro de 1980 foi criada a Diocese de Guarabira pelo Papa João Paulo II e no dia 27 de dezembro de 1981 foi instalada, tendo como primeiro bispo Dom Marcelo Pinto Carvalheira.  

Na festa de quarenta anos da sua criação, aconteceu a Dedicação da Catedral de Nossa Senhora da Luz, pela unção e prece do seu bispo Dom Aldemiro Sena. Na ocasião foram depositadas no altar da Igreja Mãe da Diocese, as relíquias de Santa Dulce dos Pobres e de São Vicente de Paulo, santos conhecidos pelo fazer da caridade.

Como naquele dia rezava Dom Aldemiro, rezemos novamente hoje “Que aqui os pobres encontrem misericórdia, os oprimidos alcancem a verdadeira liberdade e todos sintam a dignidade de ser vossos filhos e filhas, até que, exultantes, cheguem à Jerusalém celeste”. (Trecho da prece de Dedicação)

Que a Virgem da Luz sua padroeira, derrame muitas bençãos na querida Diocese para que continue sendo sinal da  presença de Deus nessa porção do brejo paraibano. 

Que o apóstolo da caridade, o Padre Ibiapina, partindo desta diocese, chegue aos altares da Igreja Universal e inspire todos com o seu testemunho a viver cada vez mais o amor e o serviço.

domingo, 10 de outubro de 2021

A VIDA NÃO PARA


A vida vai nos levando por caminhos que nunca imaginávamos seguir… e ele vai numa velocidade impressionante… O que antes era presente… rapidinho já é saudade.

A rapidez é tanta que muitas vezes nem dá tempo saborear os frutos prestes a amadurecer… e nem de sentir o perfume das flores ainda em botão, disponíveis pelas estradas da vida…

E o novo vai surgindo… e tão logo vai forçando a deixar pra trás e a atropelar as oportunidades de nos encontrar… de nos deliciar… de nos envolver… e de nos encantar com o essencial que dá sentido à nossa existência.

Em algum momento da caminhada, necessário se faz parar e observar os sinais de alerta que a vida nos oferece… olhar pelo retrovisor e se preciso for, retroceder… dar passos atrás pra enxergar melhor a estrada  percorrida… e recolher o que de bom e bonito por lá ficou. 

Seguir adiante é preciso porque a vida não para. Mas é preciso andar devagar… pra dá tempo sentir o sabor das frutas amaduradas e o perfume das flores desabrochadas… absorver com a alma a beleza singela da aurora e o brilho melancólico e poético do entardecer… e acolher no coração as boas memórias e lindas lembranças para compor a leve e suave bagagem da vida.

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

O POBREZINHO DE ASSIS

Em um tempo em que o cristianismo estava sendo desvirtuado e muitos se confundindo com o poder e o ter, um jovem, nascido em Assis, na Itália, vindo de uma família de posses, indignado com a desigualdade social e com a secularização da Igreja, decidiu assumir a radicalidade do evangelho.

Por opção Francisco se fez pobre com os pobres e escolheu amar e servir e como eles viver. Entendeu que a perfeita alegria é ser o último com os últimos. Ouvindo o apelo do Mestre, seguiu se fazendo amor e serviço, não só para seus semelhantes, mas para com todas as criaturas da natureza. Se fez parte integrante de um grande projeto do Criador onde tudo está interligado harmonicamente em uma ecologia integral.

Primeireou sendo instrumento e canal para levar a paz e o amor, o perdão e a união, a fé e a verdade, a esperança e a alegria… levar a Luz sobretudo onde existiam maiores necessidades e sofrimentos… nas periferias físicas e existenciais.

Seu exemplo de vida atraiu a muitos ao redor do mundo… que como ele, encontraram o ideal na vida doada… entendendo que o bem maior é consolar, amar, compreender, dar, perdoar e até morrer se preciso for em vista do Reino que já começa aqui. 

E o Jorge Mario Bergoglio entendeu e decidiu assumir e atualizar Francisco em seu pontificado. Ele tem mostrado incansavelmente que é na comunhão que se faz um caminho sinodal tão necessário para salvar a humanidade e o planeta.

Que São Francisco continue inspirando o Papa Francisco e a todos os Franciscos(as) do mundo, apresentando a todos o verdadeiro sentido do evangelho.