sábado, 19 de março de 2022

SÃO JOSÉ, PATRONO DO AMOR

Num episódio engraçado no vagão de um trem eles se conheceram e se apaixonaram. 

Por alguns anos se comunicavam por cartas, ainda hoje guardadas, já desgastadas pelo tempo e pelo manuseio. Nelas registravam o cotidiano do internato, ela em Bananeiras e ele em Nazaré da Mata. Também registravam a imensa saudade que sentiam… as juras de amor eterno… mas sobretudo os projetos de constituir um ninho onde acolheriam carinhosamente seus filhotes e os seus bonitos e idealizados sonhos de um futuro juntos.

Em dezenove de março de 1958 eles se casaram em Natal… mas foi no casarão de Roma, onde ele nasceu, que construíram o lar tão esperado. Foi lá também que iniciaram a realização dos sonhos que deram sentido à historia daqueles que me deram a vida.

Dos dois que começaram, hoje já somamos mais de cinquenta, sem contar com aqueles que foram se achegando pelos laços do amor.

Antônio Mendonça, já no céu e Terezinha Mendonça, aqui com a gente, continuam sendo para nós, referência de amor, união, perseverança, resiliência é muito aconchego.

Casaram no dia de São José. É ele o patrono de nossa família. Foi o seu bom exemplo de amor e cuidado com a Família de Nazaré que conduziu e conduz a nossa até hoje.

Gratidão é o sentimento que invade o meu peito e transborda a minha alma. 

Sou o que sou porque fui colocada por Deus naquele ninho que hora é aconchego, hora é trampolim que impulsiona para o salto… hora é laço, hora é lançadeira que impulsiona para o voo… mas sempre, sempre, sempre é ninho que me abraça e me acolhe em qualquer momento de minha vida.

8 comentários:

  1. Parabéns, Guiany, pelo belo texto que expressa, maravilhosamente, fatos e sentimentos e nos encanta com a linda história de amor de seus pais. Um grande beijo pra Terezinha de quem sou admiradora.

    ResponderExcluir
  2. Terezinha Campos Coutinho19 de março de 2022 às 17:12

    Pois bem Guiany, achei lindíssima a descrição que você fez das nossas vidas ! Confesso que chorei muito e ainda continuo por recordar através das suas bonitas palavras nesta bonita homenagem inesperada !! Revivi todos aqueles momentos maravilhosos que marcaram e adornaram as nossas vidas que infelizmente não podemos retornar ao passado para reveve- los, mas conserva -los em nossas mentes e corações para jamais seja apagados nesta história única e verdadeira digna de ser passada para a posteridade!!!

    Terezinha Campos Coutinho

    ResponderExcluir
  3. Linda a homenagem! Um casal que sempre encontrava nas ruas de nossa Bananeiras sempre de mãos dadas. Um exemplo de amor verdadeiro

    ResponderExcluir
  4. Linda história de amor, já havia ouvido de dona Terezinha, um amor eterno...♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  5. Amor além da vida, poderia ser o título. Texto belissimo!

    ResponderExcluir
  6. Como sempre, teus textos são abraço e aconchego! Benção de Vida e Saúde!

    ResponderExcluir
  7. Uma bela história de amor sempre trás a alegria de fazer o outro feliz. Parabéns a família Mendonça!!

    ResponderExcluir
  8. Sempre é motivo de alegria recordar a história de amor ,vivida por Mendonça e Terezinha,tão bem descrita por você.Bom domingo.

    ResponderExcluir